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  • Aline Rigo

Inteligência Emocional – Uma competência cada vez mais buscada nos ambientes corporativos


inteliência emocional - uma competência cada vez mais nas empresas
Inteligência Emocional

As emoções mexem diretamente com a bioquímica cerebral, com nosso corpo e com a nossa linguagem verbal e não verbal. Nosso comportamento se molda ao que estamos sentindo. Por isso a inteligência emocional tornou uma competência cada vez mais buscada nos ambientes corporativos.


O que você vai encontrar neste post

  1. Conhecer as próprias emoções

  2. Lidar com emoções

  3. Motivar-se

  4. Reconhecer as emoções nos outros

  5. Habilidade em relacionamentos interpessoais


Com os avanços da ciência e tecnologia é possível ver em laboratórios especializados exatamente como reagem nossas células cerebrais quando pensamos, imaginamos e sonhamos. Essas descobertas nos ajudaram a entender melhor nossas emoções e como partes mais antigas do nosso cérebro interferem em nossas atitudes.


Inteligência Emocional – um diferencial no mercado de trabalho

Para dominar essa habilidade existem várias ferramentas e conhecimentos fundamentais. Os profissionais de coaching e desenvolvimento humano se utilizam desses recursos para levar o profissional a outro nível de relacionamento pessoal e interpessoal dentro das empresas e fora delas. O autoconhecimento e a autoconsciência é o passo inicial e fundamental dessa jornada evolutiva.


Os cinco domínios principais para a inteligência emocional


1. Conhecer as próprias emoções

Conhecer e reconhecer suas emoções e sentimentos quando eles ocorrem é um dos principais fundamentos para você ter inteligência emocional. A autoconsciência é estar consciente no exato momento que as suas emoções estão acontecendo.


2. Lidar com emoções

Essa é uma habilidade cada vez mais exigida no mercado de trabalho. Líderes precisam saber que suas emoções podem interferir no seu resultado, assim como no resultado de cada integrante de sua equipe de trabalho. E isso só é desenvolvido com autoconsciência. Saber como e quando elas surgem é um dos passos fundamentais para saber administrá-las nos ambientes corporativos. Conhecer os estados emocionais que nos dominam e quais os gatilhos físicos e mentais que nos fazem reagir automaticamente aos eventos.


Livrar-se de um estado indesejado que nos leva a ansiedade, falta de motivação, medo e tristeza é um treino constante até que se torne automático. O segredo é encontrar as chaves que acionam cada uma das nossas emoções e com isso teremos domínio sobre elas.


3. Motivar-se

Aprender a praticar a automotivação. Ela é o combustível que te leva ao resultado desejado e o alto desempenho no trabalho. Se você tem sonhos, objetivos e metas, você precisa de motivação para colocar suas metas em prática. Na inteligência emocional você usa suas emoções a serviço das suas metas.


4. Reconhecer as emoções nos outros

Reconhecer e compreender as emoções dos outros, ter empatia. Essa qualidade faz uma enorme diferença para profissionais que lidam diretamente com pessoas. Seja ele um líder de equipe, um vendedor, Rh de empresas e profissionais de ensino. Essa aptidão pode ser desenvolvida através de treino. Parar, dar atenção, perceber, ouvir, estar presente, ter curiosidade. Uma qualidade muito difícil de ser desenvolvida nos dias de hoje que a cada dia é exigido mais em menos tempo.


5. Habilidade em relacionamentos interpessoais

Uma das habilidades essenciais para líderes, profissionais de recursos humanos e de vendas. A arte de criar relacionamentos. Porque gostamos de comprar de quem conhecemos e nos relacionamos. Muitas das vagas de emprego são preenchidas por pessoas conhecidas da empresa ou de alguém com poder de decisão dentro da empresa. Para líderes de equipe que precisam de resultado, ter a habilidade de relacionar-se com os integrantes da equipe como um time ou família, leva a muitas comemorações de resultados. Muitas pessoas que dominam essa arte chegam a ser estrelas sociais, chamando a atenção para eles em qualquer situação social ou profissional.


E acabou por ai?

Não! Tem muito mais sobre inteligência emocional nos próximos posts.

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